segunda-feira, 27 de julho de 2009

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A HEPATITE B E C:

O que é Hepatite?

- é uma infecção no fígado que pode ser tratada de forma prolongada, apenas com repouso ou mesmo com um transplante de fígado, a depender do agente que provoca. A Hepatite B é causada pelo vírus HBV e a Hepatite C pelo HCV.

Como se pega Hepatite?

- A Hepatite B é extremamente infecciosa. A transmisão ocorre através do contato com o sangue contaminado e prática do sexo sem proteção, com pessoas portadoras do vírus. Mulheres grávidas portadoras do vírus podem contaminar o bebê ao nascer.

- A Hepatite C é transmitida através da transfusão de sangue ou de seus derivados, do uso de agulhas contaminadas, de uso de outro materiais contaminados (alicates, tesouras, lixas, lâminas do barbeiros), no tratamento dentário com uso de material não descartável e do uso de escovas de dentes contaminadas (secreções e saliva).


- Os Sintomas das Hepatites B E C:

Depois do contato com o vírus, os sintomas aparecem imediatamente, entre 6 semanas e até em 6 meses. Algumas pessoas apresentam sintomas leves e outras nada apresentam, mas o vírus está latente.
Nesses dois tipos de hepatite, os sintomas são bem parecidos: falta de apetite, febre, náuseas, vômito, fraqueza, diárreia, dores articulares, icterícia(amarelamento da pele e mucosas).



- Qual é o tratamento?


Não há medicamentos para combater diretamente o agente da doença, apenas trata-se os sintomas e as complicações. O tratamento usual é repouso, dieta balanceada, abstinência de bebidas alcoólicas e medicamentos.
Existem vacinas para prevenir a Hepatite B.


- Quais as complicações?


A Hepatite B e C tem como complicações: hepatite crônica, cirrose hepática, câncer de fígado, coma hepático e morte.



- Grupos de risco:

- quem recebeu sangue ou derivados antes de 1992;
- hemofílicos;
- pessoas com tatuagens ouy piercings;
- pessoas que compartilharam ou usaram seringas não descartáveis ou sem esterilização;
- usuários de drogas, inclusive aspiáveis;
- profissionais da área de saúde;
- pessoas que mantiveram ou mantêm contato com o sangue de maneira eventual e contínua.




Fonte:

FIB - Faculdades Integradas da Bahia (folder)
http:www.google.com.br
http:www.estudandobiologia.com.br

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ALHO: UM PODEROSO REMÉDIO



Tempero forte contra os germes:


O alho não é apenas bom para eliminar infecções. Possui uma substância denominada alicina, que é capaz de destruir diversos tipos de germes, como por exemplo: bactérias, fungos e protozoários, enquanto que os antibióticos só são eficazes contra as bactérias.

A substância alicina bloqueia as reações químicas, sem as quais os microorganismos não sobrevivem.

Portanto, mesmo com seu cheiro característicos que muitas pessoas não gostam, só faz bem à saúde.





PLANTAS QUE SE LOCOMOVEM:



Vocês já viram uma bola de mato seco que às vezes saem rolando ao sabor do vento?

Aquilo é uma planta que se locomove. Ela se chama "Tumble weed". O vento arranca a planta e a faz rolar pelo deserto.

Ela morre, mas espalha suas sementes, propagando a espécie.
São plantas da Família das Amantáceas e Quenopodiáceas, típicas dos desertosa americanos e não são o único exemplo.


Plantas aquáticas também e movem, como por exemplo o Aguapé. Elas se locomovem ao sabor da correnteza do rios e lagos. Amobilidade permite o deslocamento nas cheias e a sobrevivência na seca.

Portanto, vejam como a natureza é sábia em preservar a sua espécie.
Porque o homem não procura fazer o mesmo?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

COMO SE PROTEGER DA NOVA GRIPE: A (H1N1):


A INFLUENZA A(H1N1) é uma doença respiratória aguda transmitida de pessoa para pessoa, pelo espiro, tosse ou contato indireto com secreções respiratórias de quem está infectado.
Se você estiver com febre acima de 38º.C , tose e apresentar dificuldade respiratória, procure imediatamente um Hospital ou uma Unidade de Saúde, para os cuidados imediatos. Existem MEDICAMENTOS já disponíveis, que devem ser tomados nas primeiras horas da infecção.
Ao tossir ou espirrar, CUBRA a boca e o nariz com lenço. Lave sempre as mãos com água e sabão.
Não compartilhe copos, toalhas e objetos pessoais.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PARA SER UM DOADOR É PRECISO:

- Ter mais de 18 anos e menos de 65 anos;
- Ter peso superior a 50 quilos;
- Se homem, ter doado há mais de 60 dias;
- Se mulher, ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já ter passado 3 meses após o parto ou aborto;
- Não ter tido hepatite ;
- Não ter tido contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
- Não ter tido malária ou estado em região da doença nos últimos 6 meses;
- Não sofrer de epilepsia;
- Não ser diabético;
- Não ter feito tatuagens recentes (menos de 1 ano);
- Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
- Esta alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
- Dormir, pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;
- Não estar exposto ao risco de Aids (doente ou portador do vírus);
- Não ser usuário de drogas injetáveis;
- Não possuir doenças contagiosas comprovadas (tuberculose, etc);
- Não ser portador de câncer.
TATURANAS (Lanomia obliqua)


É uma larva de mariposa. A colônia recobre o tronco das árvores feito uma casca peluda e gosmenta. É fácil encostar, sem querer. Elas tem apenas 5 centímetros, mas mata.



Aparece frequentemente na Região Sul e também em outras regiões do Páis. A fase de larva dura 80 dias e durante essa fase, a oblíqua só come folhas à noite e dorme durante o dia, de onde retiram a energia para a transformação/metamorfose. Vivem em grupos e só nessa fase é perigosa.




SINTOMAS:



A oblíqua destila um dos venenos mais violentos encontrados na natureza. Ao encostar no tronco de uma árvore, a pessoa sente a ensação de queimadura imediata. Parece óleo fervendo sobre a pele. Após, surgem dores por todo o corpo, especialmente na cabela. Entre 8 e 72 horas ocorre o início de hemorragia e forma-se hematomas (manchas) por todo o corpo, da pele à gengiva. Pode ocorrer sangramento dentro do cérebro, sendo fatal.



NOMES POPULARES:



São também conhecidas como: bichos cabeludos, orugas, bugius ou taturanas.




OBS: com o desmatamento, seu habitat natural foi modificado e ela passou a proliferar muito perto das residências, fazendas, sítios, vilas e cidades, dando preferência a pantas domésticas, como o abacateiro, a goiabeira e a ameixeira.



VACINA/SORO:


O antídoto é preparado com as próprias cerdas da lagarta, que são maceradas até virar um caldo , onde é injetado em cavalos, que produzem anticorpos contra o veneno. O soro é extraído diretamente do sangue do animal.



Esse soro evita a coagulação do sangue e ativa as enzimas protombina e fibrinogênio, às quais, têm um papel importante na coagulação do sangue.





ATENÇÃO:


- evitar encostar-se nas árvores mencionadas, para que não aconteça esse tipo de acidente que pode ser fatal. Olhar bem para o tonco das árvores quando estiverem brincando ou pensar em subir nos pés de goiaba ou abacateiro, que são árvores comuns em nossa região.





Fontes:

Revista Super Interessante - Editôra Abril

www.google.com.br

quarta-feira, 15 de julho de 2009

CUIDADO COM AS ANFETAMINAS!

Você sabe o nome do remédio que os caminhoneiros tomam para ficar acordados e que outras pessoas também usam sem saber os efeitos?
Os "REBITES" são anfetaminas, isto é, drogas que atuam no cérebro estimulando a produção de uma substância chamada dopamina.
Esta substância inibe o sono e diminui o apetite. O problema é que, além de não deixar dormir, a droga diminui a concentração, tendo como um dos resultados os acidentes na estrada.
O uso contínuo também causa alucinações. O efeito é parecido com a cocaína.
O usuário, quando não toma fica deprimido, o que torna a pessoa viciada, usando sempre uma dose, mesmo quando não estão dirigindo, ou quando querem se manter acordados.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A GRIPE SUÍNA:

No Brasil a gripe suína continua tendo aumentado os casos de infecção pelo vírus da gripe Tipo A H1N1 e agora já são quase 100 casos de gripe suína no território brasileiro.

Segundo a OMS a gripe suína já está disseminada em todos os cantos do mundo e não pode mais ser contida.



1 - SINTOMAS:

- Os sintomas da gripe suína nas pessoas são semelhantes aos sintomas da gripe humana regular e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas têm relatado diarréia e vômitos associados com a gripe suína. como febre alta, acima de 38 graus.


Como se Propaga e Quais os Sintomas da Gripe Suína?
- Este vírus é contagioso e se propaga a partir de humano para humano, através da tosse ou espirro das pessoas infectadas.
Através do contato com suínos infectados ou ambientes contaminados com vírus da gripe suína.


É grave a infecção pela gripe suína?
- Como se trata de uma gripe sazonal a gripe suína em seres humanos pode variar de grau leve a grave.

Existem medicamentos para tratar a gripe suína?
- Você deve procurar ajuda médica que poderá receitar remédios antivirais que tratam de gripes e de infecções. Não deve ser administrado remédio por conta própria para evitar encobrir sintomas e prejudicar ainda mais o quadro clínico.


Quanto tempo uma pessoa infectada pode espalhar a gripe suína para outros?
- As pessoas com a infecção pelo vírus influenza suína devem ser considerados potencialmente contagiosas, desde que os sejam sintomáticos e é possível que a transmissão ocorra em até 7 dias após o aparecimento doença.Especialmente as crianças podem ser potencialmente contagiosas.


Existe vacina?
- Não existe vacina disponível agora para proteger contra a gripe suína. Existem ações cotidianas que podem ajudar a prevenir a propagação de germes que causam doenças respiratórias como a gripe.


Gravidade:

- Esta gripe, por apresentar formas de infecção diferenciada, pode ser mais grave em pessoas idosas, mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com imunodeficiência.
A gripe suína em idosos pode agravar deficiências pulmonares e respiratórias, prejudicando o fluxo sanguíneo e a pressão arterial. Pessoas mais idosas têm o sistema imunológico mais fragilizado e pode levar a casos mais sérios.
A capacidade pulmonar pode ser prejudicada, a febre pode provocar convulsões e as dores musculares mais constantes me intensas.

Mulheres grávidas:

- Mulheres grávidas que são afetadas pela gripe suína ou gripe tipo A, tem maior probabilidade de desenvolver problemas respiratórios, a febre pode afetar a grávida e o feto, a tosse forte pode provocar contrações, remédios devem ser administrados com muito cuidado, pois passam para o feto, os incômodos como as dores no corpo são mais intensas, a pressão da barriga faz diminuir o espaço pulmonar, etc.



Atenção:

- Para as demais pessoas, que não se incluem nos grupos de risco, a gripe suína mostra uma letalidade baixa, igual à da gripe comum, e os cuidados são os mesmos da gripe comum. No entanto, para maior segurança e confiabilidade, sempre é aconselhável que as pessoas busquem atendimento médico para diagnosticar com maior clareza o tipo de gripe a que está acometida, para que seja orientada e seguir o tratamento mais indicado, conforme cada caso.




Fontes de referências:

http://saude.psicologiananet.com.br
http://www.google.com.br
Começar o dia com um belo suco verde é muito mais energético do que uma xícara de café.
Você toma uma bomba de vitaminas e dá o maior pique para a manhã toda, sem contar os efeitos diuréticos e desintoxicantes.
O suco verde limpa seus órgãos e os ajuda a funcionarem melhor. Ingeri-lo pela manhã é ainda mais benéfico, pois é o período do dia em que o corpo está mais propício aos processos eliminatórios.

A clorofila funciona como "sabão", limpando todo o aparelho digestivo. Por ter a estrutura muito parecida com a hemoglobina, a responsável por carregar oxigênio e energia a todos os tecidos do nosso corpo, a clorofila garante maior oxigenação e nutrição celular, o que para nós significa mais vitalidade e disposição.
Ela está presente em todos os vegetais verdes (principalmente nas folhas escuras): salsão, salsinha, funcho (ou erva doce), escarola, agrião, acelga, couve, espinafre, dente de leão, hortelã e muitos outros. Se você puder comprar vegetais orgânicos, será ainda melhor. Mas hoje em dia, também encontra-se facilmente a polpa congelada da clorofila da alfafa, broto de trigo e dente de leão nas casas de produtos naturais. É só descongelar e tomar pura ou misturada no suco.Para desfrutar do seu elixir energético, você deve adoçar seu suco verde dando preferência às frutas doces como maçã, pêra e uvas, que garantem a disposição por mais tempo. O açúcar da cana por ser metabolizado muito rapidamente dá um pique energético quase instantâneo, mas dura pouco e faz você sentir fome mais cedo.



Qual a única parte do corpo humano não recebe sangue?
A córnea. Ela não é suprida pelo sangue e absorve o oxigênio necessário diretamente do ar.


Porque nós soluçamos?
O soluço é a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração causado por irritação no nervo frênico - o que ativa o diafragma. O soluço pode ser curado por um susto, que liberaria adrenalina e ativaria o tal nervo. Outra solução seria o banho gelado, que provocaria o mesmo efeito.


Como sobrevivem os peixes em um lago congelado?

Nos lagos profundos, somente a região superficial fica congelada durante o inverno. Na parte mais funda, a temperatura da água se mantém relativamente inalterada e mais alta que da superfície, permitindo assim, que os animais aquáticos sobrevivam.
Qual inseto mata mais de um milhão de pessoas por ano?
O pernilongo, por transmitir a malária, infecta 200 milhões de pessoas por ano, e mais de um milhão morrem.


Por que depois de uma boa noite de sono, acordamos com os olhos inchados?
Quase 70%25 do nosso corpo é formado por líquidos. Quando dormimos, ocorre uma redistribuição e a cabeça recebe uma parte maior de água do que a que se concentra nela durante o dia. Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a se acumular nas pernas, graças à famosa força de gravidade.


Por que dizem que o vinho tinto garante a longevidade?
Porque a casca da uva contém uma substância química antioxidante, que protege as artérias contra o acúmulo de colesterol, além de uma ação anticoagulante semelhante a da aspirina.

Você sabe como surgiram os pães?
O nascimento do pão está ligado ao surgimento da própria agricultura, há 12 mil anos, quando plantas com grãos começaram a ser cultivadas. A cevada foi o primeiro cereal plantado pelo homem e, por isso, muitos consideram que era a matéria-prima dos primeiros pães. Mas foram os egípcios, em 1800 a.C., que descobriram como fazer um pão macio e saboroso. Eles notaram que, em um certo tempo, a massa umedecida liberava gases, tornando o pão mais poroso. Depois, misturaram a massa fermentada com uma outra fresca e perceberam que ela também fermentava. Assim, controlaram o processo e passaram a fazer pão levedado ou fermentado,
técnica utilizada até hoje.


Por que os degustadores de vinho não ficam bêbados?
Porque eles não engolem vinho algum. Os degustadores mantêm a bebida na boca e, após saboreá-la, "gargarejam" e expelem o líquido.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

CURIOSIDADES:

Você pensa que faz frio no espaço sideral?



A maioria das pessoas pensam que as temperaturas são muito baixas no espaço sideral, mas o fato é que lá não existe temperatura alguma. O conceito de temperatura se refere ao conteúdo de calor cinético por átomo de matéria. Assim, a temperatura fria se caracteriza por um movimento muito lento das moléculas, e como no espaço elas se encontram muito distantes umas das outras, a temperatura é considerada desprezível.



Você sabe como se forma a neve?


A neve se forma quando as temperaturas da nuvem e do solo estão abaixo de zero. A neve é constituída na parte alta das nuvens, onde é mais frio. No Brasil, é raro nevar mesmo quando está muito frio, porque o gelo formado nas nuvens derrete à medida em que se aproxima do solo, que está mais quente.
Nas montanhas, é comum nevar com a temperatura beirando os 4ºC, pois como a altitude é elevada, o gelo não tem tempo para derreter antes de atingir o solo.



Você sabia que os repelentes de mosquitos não repelem?


Os repelentes não afastam os mosquitos, mas bloqueiam seus sensores, impedindo que eles percebam a presença de uma pessoa.



Você sabe o que é a chuva de pedras?


A chuva de pedra, ou de granizo, é causada quando o tempo está muito frio, mas não o suficiente para nevar. As pedras são flocos de neve que não derretem e se juntam formando blocos de gelo maiores.



Por que a água ferve mais depressa na chaleira?

Porque na chaleira o vapor só pode escapar pelo bico e, portanto, haverá menor perda de calor para o ambiente.



Como as bolhas se formam nas bebidas efervescentes?


As bolhas são formadas pelo dióxido de carbono. O gás é comprimido de maneira tão violenta, que acaba por desaparecer na bebida. Quando a garrafa é aberta, as bolhas escapam e começam a efervescer.



Cuidado, um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar.Um raio não é um fenômeno de ação única. Alguns raios são de variedade múltipla e caem repetidas vezes no mesmo local durante intervalo de poucos segundos.



Você sabe o que significa hacker?


O termo "hack" nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e referia-se a quem tinha um jeito inspirado de fazer qualquer coisa. Depois do filme Jogos de Guerra, em 1983, a palavra começou a virar adjetivo específico para quem entende de computador. Deve-se, no entanto, diferenciar hackers de crackers, algo que não acontece na imprensa diária. Os hackers são pessoas com alto grau de conhecimento em informática. Já os crackers são indivíduos que invadem máquinas isoladas, sistemas de grandes corporações ou espalham vírus.



Onde as horas passam mais rápido: numa nave espacial super veloz ou numa rede na beira da praia?



Segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, a passagem do tempo para qualquer corpo depende da velocidade com que ele se desloca. Para o físico alemão, então com 26 anos, a velocidade da luz era o único valor absoluto no Universo. O resto podia variar. Como o tempo. O passar do tempo se dilata ou encolhe de acordo com a posição e a velocidade do observador. Quanto mais próximo ele estiver à velocidade da luz, mais lento ficará o tempo. Assim, em teoria, o tempo passaria mais devagar para quem viajasse numa nave espacial super veloz. Mas é claro que, até hoje, nossa tecnologia atual ainda não sonha em produzir uma espaçonave capaz de andar numa velocidade tão rápida que altere a percepção do tempo.





O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher das de chá.



O animal mais prolífico da natureza é o rato. Suas fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. Daí porque o rato é preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.




O Brasil detém o recorde de a avenida mais larga do mundo. É o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas – seis em cada direção – somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes.


Você pensa que uma centopeia tem 100 pés?

Não, não tem. Embora o nome centopéia signifique literalmente "cem pés", as centopéias possuem entre 28 e 354 pernas, dependendo da espécie (existem aproximadamente 280). Elas se movimentam rapidamente, sendo a centopéia comum, que encontramos em casa, a mais rápida. Esta, porém, tem apenas quinze pares de pernas.

ÁGUA É VIDA, MAS CUIDADO....

Nosso planeta possui 2/3 cobertos de água. O corpo humano tem mais de 705% de água e esta é responsável pelo funcionamento da respiração, circulação, digestão, etc.
Ter a pele macia depende da hidratação e a perda desta leva à formação das rugas, que denotam envelhecimento.
A desidratação acarreta doenças como hipertensão, distúrbios metabólicos, artoses, enxaquecas e até a morte. Todos sabemos disso e, ainda assim, continuamos a ver o mau uso e o desperdício.

A água também atua como veículo de doenças e morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS, 80 a 90% das internações hospitalares no mundo são devidas a doenças transmitidas pela água.
Devemos então, andar calçados, evitar tomar banho em rios localizados em áreas contaminadas e não contaminar a água com esgotos.
Em relação a água que bebemos, é importante fitrá-la ou fervê-la.

Vamos dar uma dica de como desinfectar a água, para aqueles que não possuem outros meios de desinfecção;
- utilize algumas garrafas PET transparentes e coloque a água que necessita ser limpa.
- tampe as garrafas e deixe no sol por no mínimo 12 horas (pode colocar no telhado da casa).
- se a água estiver escura ou barrenta, filtre com um pano ou deixe a água parada para que o material fique em suspensão e então ponha em outra garrafa a parte clara da água.


OBS: a radiação olar funciona como bactericida.
Esse método utiliza agente um microbicida poderoso, o raio ultravioleta (UV) , sendo oferecido gratuitamente pelo sol.
-
Doenças transmitidas pelo uso da água contaminada:
- esquistossomose (Toxoplasma gondii ) (Barriga d'água): evite contato com as águas que tenham caramujos e esgotos;
- amebíase:(Entamoeba histolytica) ameba: contrai-se ingerindo os cistos em água e alimentos contaminados ou mãos sujas. Beber água filtrada ou fervida, lavar bem as verduras, lavar bem as mãos , utilizar os sanitários para não contaminar o solo e a água e lavar bem as mãos após sair do sanitário;

- tricuríase ou tricocefalíase(Trichuris trichuria) - mãos sujas, beber água não tratada, verduras mal lavadas. Deve ser evitada lavando as mãos, filtrando ou fervendo a água;
-gíardiase(Giardia lamblia) - mãos sujas, beber água não tratada. Lavar bem as mãos antes das refeições, após ir ao banheiro, trocar fradas e lidar com animais de estimação;
- Cisticercose (Taenia solium) - comendo verduras e legumes mal lavados e falta de higiene pessoal;

- enterobíase/oxiúrus, caseira,lagartinha (Enterobius vermicularis) - contamina-se pela ingestão de ovos do parasito nos alimentos, água, poeira e mãos. Cuidar da higiene da casa, retirando a poeira com pano úmido, cuidar da higiene pessoal;
-ascaridíase ou lombriga (Ascaris lumbricoides) - mãos sujas, água não filtrada e contato com o solo. Cuidar da higiene e beber água filtrada ou fervida, além de uso adequado de sanitários e não fossas, pois infectam o solo;


Fonte de referência:
Ministério da Saúde - FIOCRUZ