domingo, 18 de outubro de 2009

QUERIDOS ALUNOS :

Estamos nessa última unidade trabalhando no Projeto "Educação Ambiental", que é interdisciplinar.


Vamos entender um pouco sobre o que seja Educação Ambiental certo?


A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
Atualmente, é comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica
devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de agredir ao meio ambiente.

É subdividida em formal e informal.

Formal é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino;

Informal se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.)
O Art. 225 - Constituição Brasileira diz que:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Para um bom entendendor, uma palavra basta para entendermos o quanto isso não é impossível de ser conseguido, no momento em que nos concientizamos que aqui vivemos e queremos deixar melhor do que encontramos.
A natureza não fala? não chora? o solo não reclama? os mares não reclamam? os ventos não se tornam tempestades? o que essas manifestações representam?
... um pedido de socorro ou um alerta....
Há uma própria dinâmica em que a natureza por sí mesma se renova, sem que haja necessidade de o homem interferir.
Quando ela reclama ocorrem as tempestades, os tufões, as tsunamis, as erupções vulcânicas, os terremotos, as chuvas inesperadas, os granizos, a falta de chuvas, e outros acontecimentos, para mostrar que ela está pedindo ao homem para cuidar dela, assim como uma boa mãe cuida dos seus filhos.
Vamos jogar o lixo no lugar do lixo. Mesmo assim, nem tudo é lixo, como já vimos em uma postagem anterior, muita coisa por ser reaproveitada. Vamos mostrar nesse projeto alguns exemplos.
Vamos ser disseminadores do conhecimento. Em sua casa, com a sua vizinhança, parentes, amigos, etc.
Vamos colaborar com a Escola, onde todos voces passa, todos os dias, uma manhã ou tarde inteiras.
NÃO JOGUE PAPÉIS NO CHÃO. EXISTEM CESTAS DE LIXO EM TODAS AS SALAS DE AULA E ESPALHADAS EM VÁRIOS LUGARES NO ESPAÇO DA ESCOLA.
NÃO fique meia hora tomando banho com o chuveiro ligado em sua casa.
NÃO lave as calçadas com mangueiras, até que seja retirada toda a sujeira. Existe vassoura. A água é um bem NÃO RENOVÁVEL e um dia vai acabar. Como as próximas gerações vão sobreviver?
NÃO deixe todas as luzes da casa acesas, se não estiver no ambiente, desligue a luz. Significa economia no bolso e no uso da energia.
NÃO deixe os aparelhos eletrodomésticos no modo "stand by" (a luz acesa). Significa gasto de energia em torno de 5 a 10% na conta de luz.
NÃO desperdice os alimentos. Existem lugares em que há cada 5 minutos, uma criança morre de fome.
NÃO acumule lixo em casa, ou no quintal, para depois coletar. Ele eimina resíduos tóxicos para o ambiente, além de gerar chorume, que alimenta os roedores e outros animais nocivos.
Enfim, aqui é sua casa. CUIDE, CONSERVE e PRESERVE.
Conto com o desempenho máximo de todos os meus alunos para que possamos estar contribuindo, não só durante a execução do PROJETO, MAS QUE FIQUE UM APRENDIZADO PARA TODA A VIDA, POIS VOCÊS SÃO A GERAÇÃO DO FUTURO, e provavelmente, irão pagar um preço muito alto para aqui viver.
Obrigada a todos pela participação,
Profa. Davina

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lixões a céu aberto espalham chorume e leptospirose pela cidade:

O lixo orgânico em decomposição produz um líquido chamado chorume, que pode contaminar o solo ao se misturar com a água da chuva. Essa substância é agressiva ao meio ambiente e pode poluir o solo e lençol freático, além de permitir a criação de focos de dengue e atrair vetores, como insetos, roedores e animais maiores.
O lixo jogado em via pública também pode entupir bueiros e dificultar o escoamento da água da chuva, provocando alagamentos.
O grande problema com o lixo produzido por uma tonelada de papel, não é o espaço que ele ocupa num aterro sanitário. A gravidade desse processo é que, para fazer a próxima tonelada de papel será necessário derrubar mais árvores, o que significa um enorme impacto ambiental.
Hoje cada brasileiro produz em média quinhentos gramas de lixo por dia, e dependendo do lugar que mora e seu poder aquisitivo, pode chegar a mais de um quilo. Sua composição média é de vinte e cinco por cento de papel, quatro por cento de metal, três por cento de vidro, três por cento de plástico e sessenta e cinco por cento de matéria orgânica.



TIPOS DE LIXO:

1 - O comercial é originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como, supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.. O lixo destes estabelecimentos e serviços tem um forte componente de papel, plásticos, embalagens diversas, e resíduos de asseio dos funcionários, tais como, papéis toalha, papel higiênico etc...


2 - O lixo público são aqueles originados dos serviços: de limpeza pública urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, de galerias, de córregos e de terrenos, restos de podas de árvores etc.; de limpeza de áreas de feiras livres, constituídos por restos vegetais diversos, embalagens etc...

3 - O lixo hospitalar- lixo de serviços de saúde e hospitalar, se constitui dos resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. São produzidos em serviços de saúde, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde etc.. São agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios com prazos de validade vencidos, instrumentos de resina sintética, filmes fotográficos de raios X etc.. Resíduos assépticos destes locais, constituídos por papéis, restos da preparação de alimentos, resíduos de limpezas gerais (pós, cinzas etc.), e outros materiais que não entram em contato direto com pacientes ou com os resíduos sépticos anteriormente descritos, são considerados como domiciliares.


4 - O lixo municipal vem dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários constituem os resíduos sépticos, trazidos aos portos, terminais rodoviários e aeroportos. Basicamente, originam-se de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentação que podem veicular doenças provenientes de outras cidades, estados e países. Também neste caso, os resíduos assépticos destes locais são considerados como domiciliares.


5 - O lixo industrial é originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como, metalúrgica, química, petroquímica, papeleira, alimentícia, etc.. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc.. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado tóxico.O entulho são resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações, etc... Ele é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.


Para onde vai o lixo:

Todo esse lixo gerado tem um destino, ou seja: 76% do lixo coletado no país fica a céu aberto, ou seja, 182400 toneladas que é coletado por dia. O restante vai para aterros (controlados, 13%; ou sanitários, 10%), usinas de compostagem (0,9%), incineradores (0,1%) e uma insignificante parte é recuperada em centrais de reciclagem.

Cada cinqüenta quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de cinco mil quilos de minério, a bauxita.

Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.

Combustão é incompleta pode aparecer monóxido de carbono e partículas que acabam sendo lançadas na atmosfera como fuligem ou negro fumo. Muitas substâncias são altamente tóxicas, poluindo rios, trazendo mau cheiro e a poluição visual.

O melhor caminho para o lixo é a compostagem e a reciclagem, pois o lixo já utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como é o caso do papel, papelão, metais, vidros, plásticos, borracha e materiais orgânicos.


Recursos não renováveis :

São todos aqueles que se esgotam num determinado período de tempo, pois a sua velocidade de renovação é muito lenta na ordem dos milhões de anos .ex: petróleo, gás natural e carvão.


Recursos renováveis :

São todos aqueles usados quase infinitivamente, quando explorados de forma sustentável, temos como bom exemplo destes recursos os recursos hídricos, energia solar, energia eólica, energia das ondas , e recursos biológicos.

Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental:

Art. 225. - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

§ 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional.



SÊLOS ECOLÓGICOS:

Aprenda alguns sêlos ecológicos e suas aplicações:


1 -FSC - Forest Stewardship Council

O que certifica: áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes.


2 - ISO 14001

O que certifica: sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor. Limita o uso racional de recursos naturais, a proteção das florestas e a preservação da biodiversidade. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT).


3 - LEED - Liderança em Energia e Design Ambiental

O que certifica: prédios e outras edificações. é: concedido a edificações que minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção quanto na de uso. Materiais renováveis, implantação de sistemas que economizem energia elétrica, água e gás e controle da poluição durante a construção .


4 - Rainforest Alliance Certified :

O que certifica: produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás. trata-se de uma certificação socioambiental. Comprova que os produtores respeitam a biodiversidade .


5 - PROCEL:

Certifica equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.O rótulo informará, por exemplo, as quantidades de chumbo e mercúrio presentes nos televisores. Também deverá trazer dados sobre a utilização de peças recicláveis e gasto de carbono para a produção dos equipamentos.
No Brasil, a etiquetagem de televisores permite que o consumidor brasileiro avalie o produto apenas quanto ao seu rendimento energético. Os aparelhos fabricados no país trazem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), indicando o nível de consumo de energia do modo “stand by”. O valor do consumo de energia em uso é informado pelo selo do PEB (Programa Brasileiro de Etiquetagem).


6 - Ecocert:

Certifica alimentos orgânicos e cosméticos naturais ou orgânicos. Para tanto, os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos para serem certificados. Para ganhar um selo de cosmético orgânico, um produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais.


7 - IBD - Instituto Biodinâmico

Certifica alimentos, cosméticos e algodão orgânicos. Além de cumprir os requisitos básicos para a produção orgânica (como fazer rotação de culturas e não usar agrotóxicos), garante que a fabricação daquele produto obedece ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

APRENDA MAIS SOBRE O PRÉ-SAL:


Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal. As rochas reservatório deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muito profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "subsal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultra-profundas.

A primeira reserva petrolífera em área pré-sal no mundo ocorreu no litoral brasileiro, onde passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal.
O pré-sal brasileiro:


As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API.O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal. Segundo Márcio Rocha Mello, geólogo e ex-funcionário da Petrobras, a área Do Pré Sal poderia ser bem maior do que os 800 quilômetros , se estendendo do Estado de Santa Catarina até o Ceará.


O Pré Sal se formou através da ação de microrganismos sedimentados no fundo do oceano , soterrados sob pressão e com oxigenação reduzida, degradaram-se muito lentamente e com o passar do tempo, transformaram-se em petróleo, como o que é encontrado atualmente no litoral do Brasil.

Este sal foi depositado durante a abertura do Oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Jurássico Superior-Cretáceo) durante a fase de mar raso e de clima semi-árido/árido do Neoapitiniano (1 a 7 M.a.).
De uma maneira simplificada, o Pré-Sal é um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal (halita e anidrita) neoapitiniano que se estende nas Bacias de Campos e Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos é de aproximadamente 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. A área de ocorrência conhecida destes reservatórios, segundo a Petrobras (2008), é de 112.000 km² dos quais 41.000 km² (38%) já foram licitados e 71.000 km² (62%) ainda por licitar.

O seu valor estratégico, segundo o governo federal, é motivado por sua extensão em mar territorial brasileiro. A faixa se estende por cerca de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar. Ao todo, são três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo está em águas profundas, que vai além de 7 mil metros da superfície do mar, abaixo de cerca de 2 km da camada de sal.

Análise dos impactos do pré-sal:
Existe uma infinidade de impactos sociais, ambientais e econômicos que essa produção pode acarretar. O Pré-Sal representa a extração e uso de combustível fóssil.
1 - Distribuição mais equitativa. Os estados do Sudeste precisam ser generosos com os estados mais pobres. O dinheiro do pré-sal deveria colaborar para a redução das desigualdades regionais", disse senador Frejat.

2 - Precisamos revisar a partilha dos royalties até mesmo porque o pré-sal é de todo o País.
3 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pronunciamento em rede nacional sobre o Pré-Sal e sua importância para o avanço do país frisou a prioridade de ser resguardado, devido ao aspecto de segurança nacional, a fim de que haja a 'soberania' brasileira sobre essa riqueza. Citou ainda a proposta do governo sobre a criação de um fundo para a educação e a pobreza, resultante da exploração das reservas.

4 - Independente de onde o petróleo e gás natural extraídos dessas bacias sejam usados no planeta, interferirão nas mudanças climáticas e no Aquecimento Global, apesar de poder colocar hipoteticamente o Brasil 'economicamente' entre os países mais ricos do mundo, que também são os mais poluidores.
5 - O que não se ignora é que o status do Brasil neste segmento é de 'líder mundial'. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o país é o maior mercado mundial de energias renováveis. Cerca de 46% de toda a energia consumida no país são provenientes de fontes limpas. E 90% dos carros produzidos hoje no Brasil são flex, podendo rodar com gasolina ou álcool.

6 - Um problema a ser enfrentado pelo país diz respeito ao ritmo de extração de petróleo e o destino desta riqueza. Se o Brasil extrair todo o petróleo muito rapidamente, este pode se esgotar em apenas uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações; fenômeno conhecido como "mal holandês", que pode resultar no enfraquecimento de outros setores produtivos como a indústria e agricultura.
Principais Acidentes com Petróleo e Derivados no Brasil:


1 -6 de agosto de 1999 - Vazamento de 3 mil litros de óleo no oleoduto da refinaria da Petrobrás que abastece a Manaus Energia (Reman) atinge o Igarapé do Cururu (AM) e Rio Negro. Danos ambientais ainda não recuperados.

2 - Novembro de 1999 - Falha no campo de produção de petróleo em Carmópolis (SE) provoca o vazamento de óleo e água sanitária no rio Siriri (SE). A pesca no local acabou após o acidente (Petrobrás).

3 - 16 de julho de 2000 - Quatro milhões de litros de óleo foram despejados nos rios Barigüi e Iguaçu, no Paraná, por causa de uma ruptura da junta de expansão de uma tubulação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar - Petrobrás). O acidente levou duas horas para ser detectado, tornando-se o maior desastre ambiental provocado pela Petrobras em 25 anos.
4 - 16 de fevereiro de 2001 - Rompe mais um duto da Petrobrás, vazando 4.000 mil litros de óleo diesel no Córrego Caninana, afluente do Rio Nhundiaquara, um dos principais rios da região. Este vazamento trouxe grandes danos para os manguezais da região, além de contaminar toda a flora e fauna. O IBAMA proibiu a pesca até o mês de março.
5 - 15 de agosto de 2001 - Vazamento causado por navios que despejam ilegalmente seus depósitos de óleo atingiu mais de 200 pingüins, perto da costa da Argentina.

6 - 14 de junho de 2002 - Vazamento de óleo diesel num tanque operado pela Shell no bairro Rancho Grande de Itu, no interior paulista, cerca de oito mil litros de óleo vazaram do tanque, contaminando o lençol freático, que acabou atingindo um manancial da cidade.
7 - 15 de novembro de 2004 - O navio de bandeira chilena Vicunã, carregado com 11 mil toneladas de metanol explodiu três vezes e afundou totalmente com pelo menos metade da carga em seu interior. Acredita-se que possam ter vazado entre 3 e 4 milhões de litros de três tipos de combustíveis e é considerado o maior vazamento em 20 anos na Baía de Paranaguá/PR. Além do impacto no ambiente aquático causado pelas explosões, houveram mortes dos tripulantes e de muitas espécies da fauna marinha. Os pescadores locais foram proibidos de pescar e por esse motivo, o governo do Estado repassou cerca de 1,7 milhões às famílias dos pescadores. Cada pescador vai receber um salário mínimo enquanto a pesca nos locais atingidos estiver proibida. A mancha de óleo atingiu mais de 30 km e uma equipe de pessoas foi treinada para auxiliar na limpeza e salvamento de espécies atingidas pelo óleo. A Cattalini, a P&I, seguradora da embarcação, a Wilson Sons, contratada como agência marítima, e a Sociedad Naviera Ultragas, proprietária da embarcação, vêm acumulando multas de R$250 mil diários cada uma, desde o dia 17/11/2004.


Fontes: