segunda-feira, 16 de maio de 2011

Referências :

www.renovart.kit.net
www.abril.com.br
www. google. com.br (imagens)
www.google.com.br (web)




SABÃO RECICLADO



Material: 01 colher de sopa de sal; 01 colher de sopa de vinagre e sobras de sabão.



Coloque todas as sobras e sabão em uma vasilha e adicione água até cobri-los. Amasse com as mãos até dissolver por completo. Acrescente o vinagre e o sal e mexa bastante com uma colher de pau, durante 10 minutos até que engrosse. Despeje em formas, como queira. Validade: 01 ano.






ÁGUA DE COLÔNIA



Material: 200 ml de água destilada, 750 ml de álcool de cereais, 30 ml de essência a seu gosto e 10 ml de fixador.






Em um vidro, coloque o álcoo, a essência, a água e o fixador. Mexer por 10 minutos. Deixe descansar entre 05 a 07 dias. Depois, envasar. Validade: 01 ano







SACHÊS PERFUMADOS

Material: 125 grs. de parafina, corante (anilina), 05 grs. de ácido esteárico, 03 ml de essência ao seu gosto, 02 ml de fixador.











Dissolva a parafina em banho-maria e misture o corante e o ácido esteárico. Acrescente a essência e o fixador . Antes de endurecer coloque imediatamente nas forminhas ao seu gosto. Quando secar também decore ao seu gosto. Validade: 01 ano.










SAIS DE BANHO




Material: o1 kg de sal grosso ou fino sem iodo; 200 grs. de sal grosso (para churrasco); essência de sua preferância e corante (anilina) de sua preferência.



Em uma vasilha misture o sal comum ao sal grosso, a essência e o corante. Agitr até que fique bem misturado. Pode dividir a quantidade do sal e fazer em vários tons e com vária essências.



Envase ou decore a seu gosto. Validade: 06 meses





COLA CASEIRA



Material: 100 grs de farinha de trigo, 1/3 de um litro de água bem fria e 1/2 litro de água fervente.




Dilua a farinha na água, coloque a água fervente e mexa com uma colher de pau até obter a consistência de uma pasta. Deixe esfriar. Coloque aos poucos a água fria e vá mexendo até que se torne um creme em ponto de cola branca. Envase. Validade: 01 ano.






SHAMPU DE CAMOMILA



Material: 04 saquinhos de chá de camomila ou o chá das flores frescas. 04 colheres de sopa de sabonete natural neutro ralado. 01 colher e meia de glicerina e 01 copo e meio de água.



Fazer o chá e deixar ferver durante 10 minutos. Deslique o fogo e coloque o sabonete ralado no chá ainda quente, para amolecer todo. Após, acrescente a glicerina e misture bem. Espere esfriar, envase. Validade: 01 ano.






SHAMPU DE ALGAS COM BABOSA




Material: 100 ml de concentrado para shampu; 01 litro de água mineral; 30 ml de essência de algas e 30 ml de extrato glicólico de babosa.



Diluir o concentrado para shampu em um litro de água mineral. Após, acrescentar a essência de algas e os 30 ml de extrato de babosa. Misture bem. Espere durante uma hora e envase. Validade: 01 ano








VELA EM FORMATO DE CHOPP



Material: 3oo grs. de parafina gel; corante amarelo e corante salmão (anilina) ; bastão de vidro ou colher de plástico; pavio com ilhós; copo de chopp ou caneca; essência de sua preferência, lascas de giz de cera branca e batedor de claras.



Derreter a base gel, colocar a anilina amarela e a anilina salmão para dar a cor do chopp. Mexer bem até criar bolhas como em um chopp. Fixar o pavio no copo e aguardar o resfriamento total para fazer a coloração do colarinho do chopp. Essa coloração é feita com giz de cera branco. Levar o giz ao fogo rapidamente para diluir e depois de diluido, com o batedor de claras criar uma espuma nessa base já derretida. Derramar a espuma na base do copo e deixar escorrer um pouco, para criar a impressão do chopp escorrendo. Validade: 01 dia (em uso).






SABONETE DE EXTRATO DE PEPINO E ALECRIM:


Material: 01 kg de base para sabonete glicerinado; 30 ml de extrato de pepino; 30 ml de extrato de alecrin; 30 ml de essência de alecrim e alguns pedaços da erva alecrim (opcional).



Derreter a base para sabonete em banho-maria, deixando esfriar até que forme uma nata em cima. Misturar os extratos com a essência durante 05 minutos; colocar a base para sabonete glicerinado e misturar bem, acrescentar algumas folhas de alecrim (opcional) e mexer.

Despejar nos moldes e deixar secar por duas horas. Validade: 01 ano.



sábado, 14 de maio de 2011





PERFUME:



Material: 10 ml de essência para perfume de sua preferência; 60 ml de solução para perfume; vidro para envasar.



Misturar os ingredientes em um vidro grande e limpo, deixando-o durante um dia na geladeira e outro na temperatura ambiente protegido da luz e calor (sol). Repetir esse processo durante 10 dias, ou seja, 05 dias alternados o perfume deve ficar na geladeira. Após esse período, colocar em vidros apropriados. Se quiser colorir pode usar essências coloridas ou anilina.



Validade: 01 ano.






CREME ANTI-SÉPTICO PARA OS PÉS:



Material: 100 grs. de base para creme hidratante pronta em um medidor, 02 ml de extrato de alecrim, chá verde e erva-doce e 3 ml de essência de menta, embalagens de plástico ou vidro.




Misture os ingredientes durante 10 minutos e despeje a mistura em um saco plástico limpo . Corte a ponta e vá despejando nas embalagens. Validade: 06 meses.


OBS: aplicar o produto antes de dormir ou calçar sapatos.




ESPUMA PARA BARBEAR:



Material: 30 ml. de base para shampu, 120 ml. de água destilada, 05 ml de essência de menta ou hortelã e 2 gotas de corante anilina ao seu gosto, vidro espumador com válvula própria para mousse. (spray).





Misture bem usando uma colher de plástico ou bastão de vidro em seguida despeje a mistura dentro dos frascos. Validade: 06 meses.











SABONETE DE MAÇÃ:

Material: 10 grs. de base de glicerina transparente, 05 ml de óleo de amêndoas, 02 ml de essência de maçã e o corante que desejar (pode ser anilina de uso doméstico).



Misture bem os ingredientes com uma colher de plástico ou bastão de vidro e despeje nos moldes, conforme sua escolha do formato que quer. Espere secar, desenforme e faça o arranjo de acordo com sua criatividade.



OBS: o óleo de amêndoas, suaviza, amacia e clareia a pele.












SABONETE ESFOLIANTE DE GÉRMEN DE TRIGO:








Material: 300 grs. de glicerina branca ou transparente, 15 ml de extrato de gérmen de trigo, 02 gotas e anilina amarela , gotas de essência de aveia e uma colher de aveia.



Pique e derreta a glicerina, levando-a ao fogo por alguns minutos; deixe esfriar um pouco e acrescente o extrato, a anilina, as gotas de aveia e uma colher de aveia. Despeje nos moldes, deixe secar e decore ao seu gosto.
AMACIANTE DE ROUPAS:

Material:
05 litros de água, 4 colheres de sopa de glicerina, um sabonete ralado e 02 colheres de sopa de leite de rosas.

Ferver um litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar os 4 litros de água fria restante, a glicerina e o leite de rosas . Mexer durante uns 10 minutos para misturar bem. Engarrafar e etiquetar. Validade: 06 meses.


DETERGENTE ECÓLOGICO:

Material:
Um pedaço de sabão de coco neutro, 2 limões 04 colheres de sopa de amoníaco ( que é biodegradável) e 05 litros de água.


Derreta o sabão de coco, picado ou ralado em um litro de água. Acrescente aos poucos os 04 litros de água , esprema os limões, despeke o amoníaco e misture bem. Guarde em garrafas e utilize.

Esse detergente limpa e não polui o ambiente além de ser econômico. Validade: 06 meses.
Sugestões de "receitas" básicas para Química:


OBS: TODOS OS PRODUTOS DEVERÃO TER ETIQUETA CONSTANDO: COMPOSIÇÃO QUÍMICA, DATA DE FABRICAÇÃO E DATA DE VALIDADE. OS PRODUTOS QUE NÃO ESTIVEREM DEVIDAMENTE EXPRESSADOS, SERÃO DESCLASSIFICADOS.



SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA:

Você vai precisar de: 2 litros de água, um barra de sabão caseiro ralado, uma colher de sopa de óleo de rícino, uma colher de sopa de açúcar. Se quiser colorir, pode usar algumas gotas de essência ao seu gosto.
Ferver todo os ingredientes até dissolver e engarafar.


QUÍMICA:



ATENÇÃO: Nessa II Unidade, as meninas das 8as. séries dos turnos matutino e vespertino, irão apresentar um trabalho prático, na área de Química, dentro da disciplina Ciências, abrangendo a temática: Misturas e Combinações.



Seguem abaixo algumas "receitas" básicas, que poderão ser aproveitadas. Bom trabalho! Usem a criatividade!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

08 - CAMPO MAGNÉTICO:



Você vai precisar de: limalha de ferro , imã e um pedaço (20 cm) de cartolina.

Coloque o imã debaixo da cartolina e espalhe a limalha de ferro sobre ela.

Esta se distribuirá ao longo de linhas curvas e se estenderá ao longo dos pólos do imã, representando o seu campo magnético.




06 - CIRCUITO ABERTO E CIRCUITO FECHADO:


Um circuito aberto não tem continuidade de corrente. Exemplo: quando a lâmpada está apagada.


No circuito fechado ocorre o contrário: há passagem de corrente elétrica, portanto, de elétrons e a lâmpada irá acender.























04 - CONSTRUINDO UM ELETROSCÓPIO:


Utilize um frasco de boca larga, fios de cobre, rolha de cortiça, tesoura, vela, uma tira de folha de alumínio e uma caneta esferográfica.



Dobre uma das pontas do fio de cobre dando a ele o formato de L. Espete no meio da rolha o fio de cobre, atravessando-o e deixando uma ponta . Dobre ao meio um pedaço da folha de alumínio e pendure na dobra do L no fio de cobre. Coloque a rolha na boca do frasco e cubra com parafina derretida de vela. Esfregue a caneta no cabelo e coloque perto do pedaço do fio de cobre que ficou acima da cortiça. OBSERVE o que ocorre quando: afasta a caneta; encoste a caneta e toque com o dedo. Irá ocorrer a ELETRIZAÇÃO DE UM CORPO.



Bastante interessante não é? Você agora já sabe que os elétrons são os grandes vilões das reações que envolvem a eletricidade e o eletromagnetismo!








03 - CONSTRUINDO UM ELETROIMÃ:


Um prego grande, alguns metros de fio de cobre esmaltado. Isole o prego, cobrindo-o com um pedaço de fita isolante ou fita crepe. Enrole o fio no prego, formando uma bobina. Quanto mais fio, melhor. Pegue 2 pilhas grandes coloque-as em série como indica a figura e ligue seus pólos às extremidades dos fios da bobina. Use um interruptor para o liga-desliga. Os fios conectados às pilhas formam um eletroimã, com capacidade para atrair metais. (grampos, clips, etc).

Veja abaixo alguns exemplos:








02 - BATERIA DE TOMATES!



Você irá utilizar os mesmos materiais do experimento acima (batateria).


Use a sua criatividade!

ATENÇÃO ALUNOS DA 8a. SÉRIE!



Nessa II Unidade, além o Projeto "Cidadania", os alunos da 8a. série de ambos os turnos estarão envolvidos na apresentação do trabalho prático de Física e Química, dentro da disciplina Ciências, a ser apresentado na primeira semana de junho/11. Os trabalhos foram assim distribuidos:

01 - FÍSICA: Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo (meninos)

02 - QUÍMICA: Misturas e Combinações (meninas)


Seguem abaixo a discriminação de todos os temas já previamente escolhidos. Portanto, mãos à obra!


FÍSICA:



01 - FAZENDO UMA PILHA PRIMÁRIA: corte uma batata grande pela metade. Providencie duas chapinhas: uma de cobre e outra de zinco entre 1 e 2 mm; (elas serão os eletrodos da pilha primária). Solde em cada uma das placas um fio de cobre flexível (cabinho22) com cerca de 20 cm de comprimento às placas. Espete as placas na batata, deixando para fora apenas 01 cm e separe-as cerca de 08,cm. Para cada par deve-se testar antes de ligar no relógio ou calculadora.