domingo, 17 de outubro de 2010

ALGUNS DESASTRES AMBIENTAIS DO MUNDO:


Vários crimes contra a natureza tem sido cometidos, pela humanidade, sem a punição adequada. O primeiro a chamar a atenção foi a destruição atômica das cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, que matou cerca de 150 mil japoneses e deixou o ambiente altamente radioativo por décadas.
Outra tragédia nuclear foi a explosão do reator na usina e Chernobyl, que tirou a vida de 10 mil pessoas e afetou quilômetros de florestas.
Os derramamanentos de petróleo no mar tem sido frequentes, como vimos os últimos acontecimentos, o que culminou com a extinção de milhares de animais aquáticos e a contaminação das águas por agentes tóxicos.
Dejetos lançados nos rios e mares, são responsáveis pela extinção de vidas marinhas, como aconteceu no Rio Potengi, no Rio Grande do Norte, de aparente causa desconhecida.


1 - GOLFO DO MÉXICO, junho de 1979:

Um poço de petróleo durante o processo de extração derramou no mar cerca de 30.000 barris de petróleo trazendo grandes prejuízos para a vida marinha;


2 - BOPAL,Índia: dezembro de 1984:

Vazamento de 42 toneladas de isocianato de metila da fábrica da Union Carbide/E.Unidos. Em contato com a atmosfera, o composto foi transformado em gas tóxico, como cinahídrico de hidrogênio, matando 20.000 pessoas e milhares de animais, além do fato de o local ter permanecido contaminado por substâncias tóxicas e metais pesados por mais de 20 anos;


3 - CHERNOBYL/Ucrânia em 1986:

A explosão de um reator de usina nuclear explodiu vazando uma nuvem tóxica que atingiu a União Soviética e a Europa Oriental. A radiação matou 4 quilômetros quadrados de vegetação
inutilizando o abastecimento de água para grande parte da Europa Oriental e mortes por intoxicação respiratória.


4 - GOLFO PÉRSICO, 1991

A guerra entre o Iraque e as forças aliadas provocou um dos maiores desastres ambientais do século XX, por causa da queima dos poços d petróleo e a emissão de nuvens negras matando a vegetação e poluindo as águas.


5 - GOIANIA/Brasil:

Um aparelho de radioterapia, com 19 gramas de Césio 137, verdadeira bomba atômia, causou grandes e sérios problemas de saúde aos habitantes locais. As mutilãções são evidentes e nesse caso, ocorre alteração do DNA, provocando alterações genéticas por longos anos aos intoxicados.

Esses são alguns exemplos das conseuências e do descaso com o ambiente em que vivemos e que deveria ser preservado para as futuras gerações.

VOCÊ JÁ FEZ A SUA PARTE HOJE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário