
Fogos de artifício não são os únicos fogos perigosos do São João. As fogueiras, apesar de proibidas por lei, fazem parte da tradição da festa e também oferecem risco de queimaduras.
Apesar de não serem tão comuns no mês de junho, churrasqueiras acendidas com álcool ainda lideram a causa de queimaduras no Brasil. Balões feitos com papel de seda e que levam fogo para facilitar seu voo, além de serem perigosos para quem solta, também podem provocar queimadas e incêndios. E vale lembrar: o consumo exagerado de bebida alcoólica, especialmente quando associado à direção e até mesmo aos fogos, pode trazer consequências fatais.
Cuidados com as vias respiratórias - A fumaça dos fogos juninos tem a capacidade de irritar as vias aéreas que são recobertas por uma mucosa muito fina e sensível, causando inflamação. A inflamação da mucosa, por sua vez, provoca tosse, secreções, dificuldade para respirar e facilidade para contrair infecções respiratórias. Durante o São João, as pessoas estão mais expostas a fumaça de fogos, balões e fogueiras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário