terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lixões a céu aberto espalham chorume e leptospirose pela cidade:

O lixo orgânico em decomposição produz um líquido chamado chorume, que pode contaminar o solo ao se misturar com a água da chuva. Essa substância é agressiva ao meio ambiente e pode poluir o solo e lençol freático, além de permitir a criação de focos de dengue e atrair vetores, como insetos, roedores e animais maiores.
O lixo jogado em via pública também pode entupir bueiros e dificultar o escoamento da água da chuva, provocando alagamentos.
O grande problema com o lixo produzido por uma tonelada de papel, não é o espaço que ele ocupa num aterro sanitário. A gravidade desse processo é que, para fazer a próxima tonelada de papel será necessário derrubar mais árvores, o que significa um enorme impacto ambiental.
Hoje cada brasileiro produz em média quinhentos gramas de lixo por dia, e dependendo do lugar que mora e seu poder aquisitivo, pode chegar a mais de um quilo. Sua composição média é de vinte e cinco por cento de papel, quatro por cento de metal, três por cento de vidro, três por cento de plástico e sessenta e cinco por cento de matéria orgânica.



TIPOS DE LIXO:

1 - O comercial é originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como, supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.. O lixo destes estabelecimentos e serviços tem um forte componente de papel, plásticos, embalagens diversas, e resíduos de asseio dos funcionários, tais como, papéis toalha, papel higiênico etc...


2 - O lixo público são aqueles originados dos serviços: de limpeza pública urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, de galerias, de córregos e de terrenos, restos de podas de árvores etc.; de limpeza de áreas de feiras livres, constituídos por restos vegetais diversos, embalagens etc...

3 - O lixo hospitalar- lixo de serviços de saúde e hospitalar, se constitui dos resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. São produzidos em serviços de saúde, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde etc.. São agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios com prazos de validade vencidos, instrumentos de resina sintética, filmes fotográficos de raios X etc.. Resíduos assépticos destes locais, constituídos por papéis, restos da preparação de alimentos, resíduos de limpezas gerais (pós, cinzas etc.), e outros materiais que não entram em contato direto com pacientes ou com os resíduos sépticos anteriormente descritos, são considerados como domiciliares.


4 - O lixo municipal vem dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários constituem os resíduos sépticos, trazidos aos portos, terminais rodoviários e aeroportos. Basicamente, originam-se de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentação que podem veicular doenças provenientes de outras cidades, estados e países. Também neste caso, os resíduos assépticos destes locais são considerados como domiciliares.


5 - O lixo industrial é originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como, metalúrgica, química, petroquímica, papeleira, alimentícia, etc.. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc.. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado tóxico.O entulho são resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações, etc... Ele é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.


Para onde vai o lixo:

Todo esse lixo gerado tem um destino, ou seja: 76% do lixo coletado no país fica a céu aberto, ou seja, 182400 toneladas que é coletado por dia. O restante vai para aterros (controlados, 13%; ou sanitários, 10%), usinas de compostagem (0,9%), incineradores (0,1%) e uma insignificante parte é recuperada em centrais de reciclagem.

Cada cinqüenta quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de cinco mil quilos de minério, a bauxita.

Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.

Combustão é incompleta pode aparecer monóxido de carbono e partículas que acabam sendo lançadas na atmosfera como fuligem ou negro fumo. Muitas substâncias são altamente tóxicas, poluindo rios, trazendo mau cheiro e a poluição visual.

O melhor caminho para o lixo é a compostagem e a reciclagem, pois o lixo já utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como é o caso do papel, papelão, metais, vidros, plásticos, borracha e materiais orgânicos.


Recursos não renováveis :

São todos aqueles que se esgotam num determinado período de tempo, pois a sua velocidade de renovação é muito lenta na ordem dos milhões de anos .ex: petróleo, gás natural e carvão.


Recursos renováveis :

São todos aqueles usados quase infinitivamente, quando explorados de forma sustentável, temos como bom exemplo destes recursos os recursos hídricos, energia solar, energia eólica, energia das ondas , e recursos biológicos.

Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental:

Art. 225. - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

§ 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional.



SÊLOS ECOLÓGICOS:

Aprenda alguns sêlos ecológicos e suas aplicações:


1 -FSC - Forest Stewardship Council

O que certifica: áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes.


2 - ISO 14001

O que certifica: sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor. Limita o uso racional de recursos naturais, a proteção das florestas e a preservação da biodiversidade. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT).


3 - LEED - Liderança em Energia e Design Ambiental

O que certifica: prédios e outras edificações. é: concedido a edificações que minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção quanto na de uso. Materiais renováveis, implantação de sistemas que economizem energia elétrica, água e gás e controle da poluição durante a construção .


4 - Rainforest Alliance Certified :

O que certifica: produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás. trata-se de uma certificação socioambiental. Comprova que os produtores respeitam a biodiversidade .


5 - PROCEL:

Certifica equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.O rótulo informará, por exemplo, as quantidades de chumbo e mercúrio presentes nos televisores. Também deverá trazer dados sobre a utilização de peças recicláveis e gasto de carbono para a produção dos equipamentos.
No Brasil, a etiquetagem de televisores permite que o consumidor brasileiro avalie o produto apenas quanto ao seu rendimento energético. Os aparelhos fabricados no país trazem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), indicando o nível de consumo de energia do modo “stand by”. O valor do consumo de energia em uso é informado pelo selo do PEB (Programa Brasileiro de Etiquetagem).


6 - Ecocert:

Certifica alimentos orgânicos e cosméticos naturais ou orgânicos. Para tanto, os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos para serem certificados. Para ganhar um selo de cosmético orgânico, um produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais.


7 - IBD - Instituto Biodinâmico

Certifica alimentos, cosméticos e algodão orgânicos. Além de cumprir os requisitos básicos para a produção orgânica (como fazer rotação de culturas e não usar agrotóxicos), garante que a fabricação daquele produto obedece ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário