domingo, 18 de outubro de 2009

QUERIDOS ALUNOS :

Estamos nessa última unidade trabalhando no Projeto "Educação Ambiental", que é interdisciplinar.


Vamos entender um pouco sobre o que seja Educação Ambiental certo?


A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
Atualmente, é comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica
devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de agredir ao meio ambiente.

É subdividida em formal e informal.

Formal é um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino;

Informal se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.)
O Art. 225 - Constituição Brasileira diz que:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Para um bom entendendor, uma palavra basta para entendermos o quanto isso não é impossível de ser conseguido, no momento em que nos concientizamos que aqui vivemos e queremos deixar melhor do que encontramos.
A natureza não fala? não chora? o solo não reclama? os mares não reclamam? os ventos não se tornam tempestades? o que essas manifestações representam?
... um pedido de socorro ou um alerta....
Há uma própria dinâmica em que a natureza por sí mesma se renova, sem que haja necessidade de o homem interferir.
Quando ela reclama ocorrem as tempestades, os tufões, as tsunamis, as erupções vulcânicas, os terremotos, as chuvas inesperadas, os granizos, a falta de chuvas, e outros acontecimentos, para mostrar que ela está pedindo ao homem para cuidar dela, assim como uma boa mãe cuida dos seus filhos.
Vamos jogar o lixo no lugar do lixo. Mesmo assim, nem tudo é lixo, como já vimos em uma postagem anterior, muita coisa por ser reaproveitada. Vamos mostrar nesse projeto alguns exemplos.
Vamos ser disseminadores do conhecimento. Em sua casa, com a sua vizinhança, parentes, amigos, etc.
Vamos colaborar com a Escola, onde todos voces passa, todos os dias, uma manhã ou tarde inteiras.
NÃO JOGUE PAPÉIS NO CHÃO. EXISTEM CESTAS DE LIXO EM TODAS AS SALAS DE AULA E ESPALHADAS EM VÁRIOS LUGARES NO ESPAÇO DA ESCOLA.
NÃO fique meia hora tomando banho com o chuveiro ligado em sua casa.
NÃO lave as calçadas com mangueiras, até que seja retirada toda a sujeira. Existe vassoura. A água é um bem NÃO RENOVÁVEL e um dia vai acabar. Como as próximas gerações vão sobreviver?
NÃO deixe todas as luzes da casa acesas, se não estiver no ambiente, desligue a luz. Significa economia no bolso e no uso da energia.
NÃO deixe os aparelhos eletrodomésticos no modo "stand by" (a luz acesa). Significa gasto de energia em torno de 5 a 10% na conta de luz.
NÃO desperdice os alimentos. Existem lugares em que há cada 5 minutos, uma criança morre de fome.
NÃO acumule lixo em casa, ou no quintal, para depois coletar. Ele eimina resíduos tóxicos para o ambiente, além de gerar chorume, que alimenta os roedores e outros animais nocivos.
Enfim, aqui é sua casa. CUIDE, CONSERVE e PRESERVE.
Conto com o desempenho máximo de todos os meus alunos para que possamos estar contribuindo, não só durante a execução do PROJETO, MAS QUE FIQUE UM APRENDIZADO PARA TODA A VIDA, POIS VOCÊS SÃO A GERAÇÃO DO FUTURO, e provavelmente, irão pagar um preço muito alto para aqui viver.
Obrigada a todos pela participação,
Profa. Davina

Um comentário:

  1. MATHEUS

    A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
    Atualmente, é comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica
    devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de agredir ao meio ambiente.

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