quarta-feira, 16 de junho de 2010

BIOLOGIA PARA A 8a. SÉRIE

Vamos fazer uma revisão rápida de um dos conteúdos da II Unidade. Logo após, segue o 3o. exercício, que deverá ser apresentado logo após o recesso junino.
Portanto, leiam e estudem com atenção, para que todos consigam boas notas nessa Unidade.


REPRODUÇÃO HUMANA:

01 - Reprodução assexuada ou agâmica: ocorre sem a intervenção de gametas, onde um indivíduo gera outro idêntico. Podem ser dos seguintes tipos:
- fragmentação; divisão múltipla; partenogênese ou telitoquia; bipartição ou cissiparidade; esporulação; estrobilização; multiplicação vegetativa e apomixia.
02 - Reprodução sexuada ou gâmica: implica na combinação de material genético - DNA, de dois seres distintos (masculino e feminino), através de células especializadas, que são os gametas.
(óvulo e espermatozóide).

03 - Reprodução Assistida:

É um conjunto de técnicas utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldade de engravidar.

04 - Tipos de Inseminação:

a) Inseminação artificial: a fecundação ocorre dentro do corpo da mulher;
b) Inseminação Hómologa: os gametas são do próprio casal;
c) Inseminação Heteróloga: os gametas são obtidos através de doadores anômimos.

05 - Técnicas utilizadas na reprodução assistida:

- Fertilização in vitro; GIFT; TV-test; ICSI e IAIU

06 - Congelamento de embriões: a clonagem terapêutica de células embrionárias só é permitida
in vitro, no máximo com limite de até 14 dias e visa a produção de células tronco. É utilizada em países como a Alemanha e EUA. De acordo com a Resolução 1358/92 do Conselho Federal de Medicina, embriões criopreservados não podem ser destruidos ou descartados, devendo permanecer congelados por tempo indeterminado. Em outros países, após um prazo legal, são utilizados para pesquisa médica.


06 -Influência da poluição atmosférica na gravidez:


Os efeitos da poluição do ar influenciam diretamente na gravidez contribuindo para o baixo peso do bebê ao nascer e a ocorrência de prematuros.


Por exemplo: o ozônio e as partículas inaláveis contribuem para o baixo peso dos bebês;
o dióxido de enxofre, contribui para a ocorrência de prematuros.



3o. EXERCÍCIO:


01 - Pesquise sobre os efeitos das drogas abaixo e a gravidez:

- cigarro; álcool; uso de calmantes; solventes ou inalantes; cocaína e maconha.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. DROGAS E GRAVIDEZ
    Poucas doenças maternas justificam o uso de remédios durante a gestação. Pode-se citar o diabete (açúcar em excesso no sangue), hipertensão (pressão alta) e a epilepsia (ataques, convulsões). A consulta médica é importante durante toda a gravidez, tanto para prevenir problemas, como para tratar as doenças já conhecidas.
    CIGARRO:A nicotina do tabaco tem um efeito importante sobre o crescimento do bebê dentro do útero. O hábito de fumar da mãe é uma causa bem conhecida de retardo no desenvolvimento do feto.
    ÁLCOOL:Pode ocorrer retardo do crescimento, com crianças de baixo peso ao nascer ou com malformações mais ou menos graves, conhecidas como Síndrome Alcoólico-Fetal. As malformações podem ocorrer no crânio e/ou na face e são acompanhadas de retardo de desenvolvimento psicomotor (a idade mental da criança é menor do que a idade real).
    CALMANTES:Dependendo do período da gravidez, do tempo de uso e da dose, os calmantes podem produzir efeitos diferentes. Quando a mãe usa estes remédios nos primeiros meses da gravidez, malformações podem ocorrer na boca, tais como lábio leporino e pálato fendido (goela de lobo). Nos casos em que a mãe usa calmantes por muito tempo (até o fim da gestação) a criança pode apresentar, depois que nasce, uma síndrome de abstinência, caracterizada por tremores, irritabilidade (muito chorosa), inquietação, respiração acelerada e vômitos. Por outro, o uso de benzodiazepínicos nos dias que antecedem o parto fazem com que o recém-nascido fique com atividade diminuída, demorando para respirar e chorar, com hipotonia (corpo mole) e com pouca força para mamar.
    SOLVENTES OU INALANTES:O problema do contato com essas substâncias está presente na vida de muitas mulheres, e é muito importante, tanto naquelas fazem uso abusivoquanto naquelas que trabalham em ambientes com altas concentrações dessas subtânias no ar que é respirado. O tolueno contido em muitos produtos gráficos ou colas de sapateiro é um agente altamente teratogênico que, pelo contato freqüente, pode levar a abortos de repetição.
    COCAÍNA:O uso de cocaína por gestantes vem aumentando. Os recém-nascidos destas mães podem apresentar baixo peso, malformações físicas ou problemas neurológicos. As malformações podem ser microcefalia (cabeça muito pequena, por pouco crescimento do cérebro) e anormalidades da retina. As crianças podem sofrer morte súbita enquanto pequenas ou podem ter dificuldade de aprendizado por toda vida.
    MACONHA:O uso de maconha durante a gravidez pode causar efeitos extremamente variáveis sobre o feto, dependendo da quantidade e freqüência do uso da droga. Menor duração da gestação e crianças com baixo peso ao nascer podem ser algumas das complicações. Em animais foram vistas complicações teratogênicas.

    Elane de jesus 8v3

    ResponderExcluir