quarta-feira, 1 de julho de 2009

CURIOSIDADES:

Você pensa que faz frio no espaço sideral?



A maioria das pessoas pensam que as temperaturas são muito baixas no espaço sideral, mas o fato é que lá não existe temperatura alguma. O conceito de temperatura se refere ao conteúdo de calor cinético por átomo de matéria. Assim, a temperatura fria se caracteriza por um movimento muito lento das moléculas, e como no espaço elas se encontram muito distantes umas das outras, a temperatura é considerada desprezível.



Você sabe como se forma a neve?


A neve se forma quando as temperaturas da nuvem e do solo estão abaixo de zero. A neve é constituída na parte alta das nuvens, onde é mais frio. No Brasil, é raro nevar mesmo quando está muito frio, porque o gelo formado nas nuvens derrete à medida em que se aproxima do solo, que está mais quente.
Nas montanhas, é comum nevar com a temperatura beirando os 4ºC, pois como a altitude é elevada, o gelo não tem tempo para derreter antes de atingir o solo.



Você sabia que os repelentes de mosquitos não repelem?


Os repelentes não afastam os mosquitos, mas bloqueiam seus sensores, impedindo que eles percebam a presença de uma pessoa.



Você sabe o que é a chuva de pedras?


A chuva de pedra, ou de granizo, é causada quando o tempo está muito frio, mas não o suficiente para nevar. As pedras são flocos de neve que não derretem e se juntam formando blocos de gelo maiores.



Por que a água ferve mais depressa na chaleira?

Porque na chaleira o vapor só pode escapar pelo bico e, portanto, haverá menor perda de calor para o ambiente.



Como as bolhas se formam nas bebidas efervescentes?


As bolhas são formadas pelo dióxido de carbono. O gás é comprimido de maneira tão violenta, que acaba por desaparecer na bebida. Quando a garrafa é aberta, as bolhas escapam e começam a efervescer.



Cuidado, um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar.Um raio não é um fenômeno de ação única. Alguns raios são de variedade múltipla e caem repetidas vezes no mesmo local durante intervalo de poucos segundos.



Você sabe o que significa hacker?


O termo "hack" nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e referia-se a quem tinha um jeito inspirado de fazer qualquer coisa. Depois do filme Jogos de Guerra, em 1983, a palavra começou a virar adjetivo específico para quem entende de computador. Deve-se, no entanto, diferenciar hackers de crackers, algo que não acontece na imprensa diária. Os hackers são pessoas com alto grau de conhecimento em informática. Já os crackers são indivíduos que invadem máquinas isoladas, sistemas de grandes corporações ou espalham vírus.



Onde as horas passam mais rápido: numa nave espacial super veloz ou numa rede na beira da praia?



Segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, a passagem do tempo para qualquer corpo depende da velocidade com que ele se desloca. Para o físico alemão, então com 26 anos, a velocidade da luz era o único valor absoluto no Universo. O resto podia variar. Como o tempo. O passar do tempo se dilata ou encolhe de acordo com a posição e a velocidade do observador. Quanto mais próximo ele estiver à velocidade da luz, mais lento ficará o tempo. Assim, em teoria, o tempo passaria mais devagar para quem viajasse numa nave espacial super veloz. Mas é claro que, até hoje, nossa tecnologia atual ainda não sonha em produzir uma espaçonave capaz de andar numa velocidade tão rápida que altere a percepção do tempo.





O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher das de chá.



O animal mais prolífico da natureza é o rato. Suas fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. Daí porque o rato é preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.




O Brasil detém o recorde de a avenida mais larga do mundo. É o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas – seis em cada direção – somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes.


Você pensa que uma centopeia tem 100 pés?

Não, não tem. Embora o nome centopéia signifique literalmente "cem pés", as centopéias possuem entre 28 e 354 pernas, dependendo da espécie (existem aproximadamente 280). Elas se movimentam rapidamente, sendo a centopéia comum, que encontramos em casa, a mais rápida. Esta, porém, tem apenas quinze pares de pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário