segunda-feira, 6 de julho de 2009

A GRIPE SUÍNA:

No Brasil a gripe suína continua tendo aumentado os casos de infecção pelo vírus da gripe Tipo A H1N1 e agora já são quase 100 casos de gripe suína no território brasileiro.

Segundo a OMS a gripe suína já está disseminada em todos os cantos do mundo e não pode mais ser contida.



1 - SINTOMAS:

- Os sintomas da gripe suína nas pessoas são semelhantes aos sintomas da gripe humana regular e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas têm relatado diarréia e vômitos associados com a gripe suína. como febre alta, acima de 38 graus.


Como se Propaga e Quais os Sintomas da Gripe Suína?
- Este vírus é contagioso e se propaga a partir de humano para humano, através da tosse ou espirro das pessoas infectadas.
Através do contato com suínos infectados ou ambientes contaminados com vírus da gripe suína.


É grave a infecção pela gripe suína?
- Como se trata de uma gripe sazonal a gripe suína em seres humanos pode variar de grau leve a grave.

Existem medicamentos para tratar a gripe suína?
- Você deve procurar ajuda médica que poderá receitar remédios antivirais que tratam de gripes e de infecções. Não deve ser administrado remédio por conta própria para evitar encobrir sintomas e prejudicar ainda mais o quadro clínico.


Quanto tempo uma pessoa infectada pode espalhar a gripe suína para outros?
- As pessoas com a infecção pelo vírus influenza suína devem ser considerados potencialmente contagiosas, desde que os sejam sintomáticos e é possível que a transmissão ocorra em até 7 dias após o aparecimento doença.Especialmente as crianças podem ser potencialmente contagiosas.


Existe vacina?
- Não existe vacina disponível agora para proteger contra a gripe suína. Existem ações cotidianas que podem ajudar a prevenir a propagação de germes que causam doenças respiratórias como a gripe.


Gravidade:

- Esta gripe, por apresentar formas de infecção diferenciada, pode ser mais grave em pessoas idosas, mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com imunodeficiência.
A gripe suína em idosos pode agravar deficiências pulmonares e respiratórias, prejudicando o fluxo sanguíneo e a pressão arterial. Pessoas mais idosas têm o sistema imunológico mais fragilizado e pode levar a casos mais sérios.
A capacidade pulmonar pode ser prejudicada, a febre pode provocar convulsões e as dores musculares mais constantes me intensas.

Mulheres grávidas:

- Mulheres grávidas que são afetadas pela gripe suína ou gripe tipo A, tem maior probabilidade de desenvolver problemas respiratórios, a febre pode afetar a grávida e o feto, a tosse forte pode provocar contrações, remédios devem ser administrados com muito cuidado, pois passam para o feto, os incômodos como as dores no corpo são mais intensas, a pressão da barriga faz diminuir o espaço pulmonar, etc.



Atenção:

- Para as demais pessoas, que não se incluem nos grupos de risco, a gripe suína mostra uma letalidade baixa, igual à da gripe comum, e os cuidados são os mesmos da gripe comum. No entanto, para maior segurança e confiabilidade, sempre é aconselhável que as pessoas busquem atendimento médico para diagnosticar com maior clareza o tipo de gripe a que está acometida, para que seja orientada e seguir o tratamento mais indicado, conforme cada caso.




Fontes de referências:

http://saude.psicologiananet.com.br
http://www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário