segunda-feira, 20 de julho de 2009

TATURANAS (Lanomia obliqua)


É uma larva de mariposa. A colônia recobre o tronco das árvores feito uma casca peluda e gosmenta. É fácil encostar, sem querer. Elas tem apenas 5 centímetros, mas mata.



Aparece frequentemente na Região Sul e também em outras regiões do Páis. A fase de larva dura 80 dias e durante essa fase, a oblíqua só come folhas à noite e dorme durante o dia, de onde retiram a energia para a transformação/metamorfose. Vivem em grupos e só nessa fase é perigosa.




SINTOMAS:



A oblíqua destila um dos venenos mais violentos encontrados na natureza. Ao encostar no tronco de uma árvore, a pessoa sente a ensação de queimadura imediata. Parece óleo fervendo sobre a pele. Após, surgem dores por todo o corpo, especialmente na cabela. Entre 8 e 72 horas ocorre o início de hemorragia e forma-se hematomas (manchas) por todo o corpo, da pele à gengiva. Pode ocorrer sangramento dentro do cérebro, sendo fatal.



NOMES POPULARES:



São também conhecidas como: bichos cabeludos, orugas, bugius ou taturanas.




OBS: com o desmatamento, seu habitat natural foi modificado e ela passou a proliferar muito perto das residências, fazendas, sítios, vilas e cidades, dando preferência a pantas domésticas, como o abacateiro, a goiabeira e a ameixeira.



VACINA/SORO:


O antídoto é preparado com as próprias cerdas da lagarta, que são maceradas até virar um caldo , onde é injetado em cavalos, que produzem anticorpos contra o veneno. O soro é extraído diretamente do sangue do animal.



Esse soro evita a coagulação do sangue e ativa as enzimas protombina e fibrinogênio, às quais, têm um papel importante na coagulação do sangue.





ATENÇÃO:


- evitar encostar-se nas árvores mencionadas, para que não aconteça esse tipo de acidente que pode ser fatal. Olhar bem para o tonco das árvores quando estiverem brincando ou pensar em subir nos pés de goiaba ou abacateiro, que são árvores comuns em nossa região.





Fontes:

Revista Super Interessante - Editôra Abril

www.google.com.br

Um comentário:

  1. Bom a taturana é um bicho que sai da larva de mariposa,é muito facil encostar nela pois ficam em árvores e plantas,mas ela só é mais perigosa quando estão em grupos.
    A vacina é preparada pela propia cerdas da largata.Ele tem um papel importante na coagulação do sangue,E UMA COISA IMPORTANTE É QUANDO VOCÊ FOR SE ENCOSTAR EM UMA ARVORE PRESTE ATENÇÃO.
    ASS:Letícia Seara sou da 7ªM1 ♣ >♥< bjs >♦<

    ResponderExcluir