segunda-feira, 27 de julho de 2009

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A HEPATITE B E C:

O que é Hepatite?

- é uma infecção no fígado que pode ser tratada de forma prolongada, apenas com repouso ou mesmo com um transplante de fígado, a depender do agente que provoca. A Hepatite B é causada pelo vírus HBV e a Hepatite C pelo HCV.

Como se pega Hepatite?

- A Hepatite B é extremamente infecciosa. A transmisão ocorre através do contato com o sangue contaminado e prática do sexo sem proteção, com pessoas portadoras do vírus. Mulheres grávidas portadoras do vírus podem contaminar o bebê ao nascer.

- A Hepatite C é transmitida através da transfusão de sangue ou de seus derivados, do uso de agulhas contaminadas, de uso de outro materiais contaminados (alicates, tesouras, lixas, lâminas do barbeiros), no tratamento dentário com uso de material não descartável e do uso de escovas de dentes contaminadas (secreções e saliva).


- Os Sintomas das Hepatites B E C:

Depois do contato com o vírus, os sintomas aparecem imediatamente, entre 6 semanas e até em 6 meses. Algumas pessoas apresentam sintomas leves e outras nada apresentam, mas o vírus está latente.
Nesses dois tipos de hepatite, os sintomas são bem parecidos: falta de apetite, febre, náuseas, vômito, fraqueza, diárreia, dores articulares, icterícia(amarelamento da pele e mucosas).



- Qual é o tratamento?


Não há medicamentos para combater diretamente o agente da doença, apenas trata-se os sintomas e as complicações. O tratamento usual é repouso, dieta balanceada, abstinência de bebidas alcoólicas e medicamentos.
Existem vacinas para prevenir a Hepatite B.


- Quais as complicações?


A Hepatite B e C tem como complicações: hepatite crônica, cirrose hepática, câncer de fígado, coma hepático e morte.



- Grupos de risco:

- quem recebeu sangue ou derivados antes de 1992;
- hemofílicos;
- pessoas com tatuagens ouy piercings;
- pessoas que compartilharam ou usaram seringas não descartáveis ou sem esterilização;
- usuários de drogas, inclusive aspiáveis;
- profissionais da área de saúde;
- pessoas que mantiveram ou mantêm contato com o sangue de maneira eventual e contínua.




Fonte:

FIB - Faculdades Integradas da Bahia (folder)
http:www.google.com.br
http:www.estudandobiologia.com.br

4 comentários:

  1. Bem os assuntos estão muito interessantes,mas o que me chamou a atenção foi a respeito da Hepatite,é uma infecção no figado e pode ser tratada de forma prolongada.Mas o que me deixou mas surpresa foi a respeito da Hepatite c porque pode ser transmitida através da transfusão de sangue e isso é de se preocupar
    porque a pessoa pode tomar transfusão de sangue sem saber que está sendo cotaminado.
    Eu espero que essa materia sobre Hepatite possa ajudar a todos.
    ALUNA:Leticia Sena da 7ªM1♥

    ResponderExcluir
  2. ola eu sou caroline da 7m1 eu resumi esse texto que no meu ponto o que eu entendi que a hepatite b e uma doença que e transmitida pelo contato com o sangue e da pratica do sexo sem proteçao por exemplo quanda a gente vai para manicure precisamos levar nosso material porque e ai que começa a hepatite a manicure tira bife da cliente. ja a hepatite c e diferente ela e tranmitida atraves de tranvuçao do sangue quase parecido com a hepatite b a diferença e pequena da hepatite a que asenhora nao botou que e transmitida atraves de contato com os alimentos que nao sao lavados pegam a fruta do pe e nao lava ou as vezes comem e da mesma boca oferece a fruta ou qualquer outro alimentos os sintomas. e que a urina sai mais escura os olhos ficam amarelado foi o que eu resumi de hepatite b e c e mais um pouquinho de a que a senhora nao botou isso e comum no dia dia nas escolas em casa e etc...

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é´jessica lima da 7m1.eu entedi que a hepatite é´uma inflamação do figado que pode ser tratada de forma prolongada através de repouso ou mesmo com transprante do figado

    ResponderExcluir
  4. matheus da 7ª MI o que eu entendi foi que a hepatite é uma infecção no fígado que pode ser tratada de forma prolongada, apenas com repouso ou mesmo com um transplante de fígado, a depender do agente que provoca. A Hepatite B é causada pelo vírus HBV e a Hepatite C pelo HCV.



    Depois do contato com o vírus, os sintomas aparecem imediatamente, entre 6 semanas e até em 6 meses. Algumas pessoas apresentam sintomas leves e outras nada apresentam, mas o vírus está latente.
    Nesses dois tipos de hepatite, os sintomas são bem parecidos: falta de apetite, febre, náuseas, vômito, fraqueza, diárreia, dores articulares, icterícia(amarelamento da pele e mucosas).

    ResponderExcluir