sábado, 16 de maio de 2009

ATENÇÃO SINTOMAS DA MENINGITE

A Meningite tem tirado o sono dos baianos. É preciso estar alerta para os sintomas, que são:
DOR DE CABEÇA INTENSA, VÔMITO, RIGIDEZ NA NUCA, FEBRE ALTA QUE NÃO CEDE COM ANALGÉSICOS e às vezes SANGRAMENTO PELO NARIZ.
É uma doença que consiste na inflamação das meninges - membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus ou bactéria.
A meningite viral parece com um resfriado ou gripe, no entanto a meningite bacteriana é causada por meningococos, pneumococos ou hemófilos, sendo altamente contagiosa. O agente causador é a bactéria Neisseria meningitidis e o ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria.
A transmissão ocorre pelo contato da saliva, ou gotículas de saliva, da pesoa doente com os órgãos respiratórios de um índividuo saudável e a bactéria é carregada pelo sistema sanguineo .Os sintomas aparecem dentro de 5 a 6 dias. Crianças, idosos e imunodeprimidos são os mais suscetíveis ao contágio.
A meningite meningogócica tem evolução rápida e leva à morte em 24/48 horas.
Portanto, vamos estar atentos às pessoas que apresentarem quaisquer sintomas e deve-se imediatamente procurar os Hospitais para uma consulta imediata e tratamento.

8 comentários:

  1. Professora adorei por que eu nao sabia os sintomas da miningite e tambem como a transmissâo ocorre.

    Aluna:Elisa 8m2

    ResponderExcluir
  2. A meningite é uma doença muito séria a viral aparece com um resfriado ou gripe a meningite é um dos grandes problema na nossa cidade pois pode levar até a morte. Andréia 8m2

    ResponderExcluir
  3. A meningite é uma doença muito séria a viral aparece com um resfriado ou gripe apresenta vários problemas que pode leva até a morte. Andréia 8m2

    ResponderExcluir
  4. prof° como podemos saber mas sobre a gripe suina
    o como podemos saber que estamos com ela? e se tem cura?

    aluna:caroline oliveira 8m2

    ResponderExcluir
  5. Professora talvez se tivesse lido isso ha uns três anos atrás iria saber como me previnir da menigite. Mas acabei descubrindo os sintomas, o modo como é transmitido e as concequências da pior maneira possivel. Tive menigite (viral graças a Deus) em outubro de 2007 fiquei internada 10 dias em tratamento e depois um bom tempo em casa. Foi orrivel senti muitas dores de cabeça, tanto que eu nao conseguia abaixa-la. Mas graças a Deus fui curada!!!

    RAFAELA 8ªM1

    ResponderExcluir
  6. professora adorei saber qual são o setoma dessa doenca é Meningite tem tirado o sono dos baianos.
    É uma doença que consiste na inflamação das meninges - membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus ou bactéria. ALUNA:ariana 8m2

    ResponderExcluir
  7. quero saber si a pessoa pode pegar minigite aos 36 anos de idade

    ResponderExcluir
  8. quero saber se mesmo a criança já tendo tomado a vacina para prevenir a doença,eata criança tendo contato com uma pessoa emvequitada tem que tomar outra dose e se tiver qual a vacina?

    ResponderExcluir