quarta-feira, 20 de maio de 2009

EXPECTATIVA DE VIDA PARA PORTADORES DE ANOMALIAS

SÍNDROME DE DOWN:
Devido aos avanços da medicina as expectativas de vida vem aumentando cada vez mais.Para se ter uma idéia, enquanto em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos, em 1989, subiu para 50 anos. Atualmente, é cada vez mais comum pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral. Recentemente faleceu em Anapolis, Goiás, a pessoa com síndrome de Down mais velha do mundo, Dilmar Teixeira.Aos 74 anos Dilmar foi o homem mais idoso com Síndrome de Down do mundo.

SÍNDROME DE PATAU:
Má formaçao do coraçao da criança;retardo mental;1. geralmente as crianças que possuem essa síndrome vivem até os seis meses.

SÍNDROME DE EDWARD:
Esta sintomatologia tem uma incidência de 1/8000 recém-nascidos, a maioria dos casos do sexo feminino, mas calcula-se que 95% dos casos de trissomia 18 resultem em abortos espontâneos durante a gravidez. Um dos factores de risco é idade avançada da mãe. A esperança de vida para as crianças com síndrome de Edwards é baixa, mas já foram registrados casos de adolescentes com 15 anos portadores da síndrome.

SÍNDROME CRI-DU-CHAT:
é causada pela delecção de parte do braço curto do cromossoma 5. As vítimas emitem sons agudos que se assemelham ao miado de um gato. Têm os olhos afastados, cabeça e maxilar pequenos e atraso mental.

NAO EXISTEM APENAS CASOS DE ANOMALIAS DE SERES HUMANOS TAMBEM EXISTEM ANOMALIAS DA NATUREZA:
O maior cajueiro do mundo está localizado no distrito de Pirangi do Norte, município de Parnamirim. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.

PROVÁVEIS CAUSAS:

Substâncias teratogênicas:

Álcool (o bebê pode nascer com cirrose, demência);
Nicotina (causando vaso constrição, portanto má formação nas extremidades);
Uso de alguns tipos de antibióticos (afetando a organogênese = surgimento ou formação dos órgãos nos primeiros 3 meses de vida); Tinturas para cabelos(Amônia afeta o sistema nervoso).

Doenças:
Rubéola (se contraída nos primeiros meses de gravidez pode causar cegueira) Toxoplasmose (a criança pode nascer com meningite, demência).

] Carências Nutricionais
Ácido Fólico (Mal de Parkinson, problemas vasculares, sistema nervoso com a má formação da espinha dorsal, nascer sem cérebro) .

REFERÊNCIAS;

http:www.wikipedia.com.br
htpp:www.br.geocities.com.br
http://anomaliasgeneticas.blogspot.com

5 comentários:

  1. professora adorei seu blog descobri muitas coisas
    sobre essa doencas se eu nao olhase esse blog nunca ia saber que a gravides pode cegar alguem aprendi tambem sobre o alcool metilico que nao se pode ser ingerido pois e toxico para o figado

    ResponderExcluir
  2. EU EMTEDE QUE SÍNDROME DE PATAU:È UMA
    Má formaçao do coraçao da criança;retardo mental;1. geralmente as crianças que possuem essa síndrome vivem até os seis meses. ALUNA:ariana 8m2

    ResponderExcluir
  3. Professora o blog tá interessante, já aprendi várias coisas aqui, uma delas é a Anomalia, na qual existem diversos tipos, e que algumas substâncias podem gerar esses distúrbios.

    :D

    Thiago Santos.
    8M2

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, alguém poderia tirar dúvidas sobre síndromes e-mail: Siany.mirelly@hotmail.com ira me ajudar muito... Obrigada

    ResponderExcluir