quarta-feira, 20 de maio de 2009

NUTRIÇÃO E ALIMENTOS - 7a.SÉRIE

Os alimentos chamados de NÃO PERECÍVEIS — ou seja, que duram mais tempo — não necessitam de refrigeração ou armazenamento especial, como enlatados, açúcar, embalados em vidros (conservas, molhos, etc.), grãos (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, trigo em grão, etc.), cereais (arroz, aveia, produtos à base de milho, farinha de trigo etc.), produtos industrializados, como biscoitos e produtos desidratados (sopas, molhos, leite em pó, etc.) e também as embalagens “longa vida”, como leite, molhos, creme de leite e leite condensado. O grande cuidado está em observar sempre o prazo de validade e em utilizar primeiro aquele que está a mais tempo armazenado.

Os alimentos PERECÍVEIS são aqueles que estragam com mais rapidez: frutas, verduras, carnes, ovos, leite e seus derivados. Esse tipo de produto precisa ser conservado sob refrigeração na geladeira ou no freezer. Já que alimentos diferentes precisam de temperaturas diferentes, é importante também saber usar o espaço na geladeira, pois, dentro dela, há diferenças térmicas. O primeiro passo é não enchê-la demais, para que o ar possa circular adequadamente. Se forem utilizadas em no máximo 24 horas, as carnes podem ficar na geladeira — nas prateleiras superiores, assim como o leite e seus derivados (iogurte, requeijão, queijos, creme de leite, etc.) —; caso contrário, congele-as. Os vegetais e as frutas devem ficar armazenados nas gavetas inferiores, que são áreas menos frias, onde esses alimentos não “queimam”.




Os alimentos PREPARADOS devem, antes de serem colocados no refrigerador ou freezer, esfriar em temperatura ambiente. Se forem levados à geladeira enquanto ainda estiverem quentes, além de o refrigerador gastar mais energia elétrica para manter sua temperatura interna, as alterações de temperatura podem comprometer a conservação dos alimentos que já estão lá. Deixe as prateleiras superiores para os alimentos cozidos e as inferiores, para os crus. Isso evita a contaminação cruzada — por vazamento de algum alimento cru. Os alimentos que já estão cozidos devem ser guardados tampados e consumidos o mais rápido possível.



Muitos MICRORGANISMOS estão presentes em nosso corpo e ao nosso redor.
Ex:

Salmonella sp.: é uma bactéria muito perigosa que pode ser encontrada em diversos alimentos, principalmente em carne de aves e de porco e nos ovos. Portanto, é preciso ter muito cuidado na preparação e consumo de molhos à base de maionese caseira e ovos semicrus. Se você for comer ovo frito, deixe a gema cozinhar também.
Essa bactéria causa diarréia e vômitos e pode levar à morte.


Estafilococus aureus: essa bactéria é muito perigosa. Ela produz uma toxina que não é destruída em altas temperaturas, ou seja, mesmo que o alimento seja fervido, ela é destruída, mas não sua toxina. Ela pode ser encontrada em alimentos bastante manipulados, como carnes (principalmente moídas e picadas), ovos, legumes e frutas pré-processadas.

Campylobacter jejuni: é uma bactéria que cresce em ambientes com pouco oxigênio e pode ser encontrada nas carnes de frango e no leite cru. Por isso, é fundamental o cuidado com os leites não-pasteurizados.


Óleo: um bem renovável:

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos e tubulações pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e, até mesmo, rompimento nas redes de coleta. A partir do momento que esse óleo é liberado no meio ambiente, dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo, com isso, a base da cadeia alimentar aquática.

Isopor, papelão e filme plástico são alguns dos materiais utilizados para embalar e conservar os alimentos. Muitas pessoas, entretanto, deixam os produtos em contato com as embalagens durante muito tempo. Será que existe algum tipo de risco em relação a contaminação? Guardar sobra de pizza, que, geralmente, é comercializada em invólucro de papelão, na geladeira é hábito comum. Apesar do risco de contaminação por resíduo haver sido descartado pelo especialista, a procedência do material deve sempre ser verificada.

MÉTODOS UTILIZADOS PERA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS ALIMENTOS:


Conservação pelo calor;
Conservação pelo frio;
Conservação pelo controle de umidade;
Conservação por adição de solutos;
Conservação por defumação;
Conservação por fermentação;
Conservação por aditivos químicos; Conservação por irradiação.

Referências:

http://www.cena.uesp.br
http://aprendebrasil.com.br
http://www.diariodonordeste.globo.com
http://wwwgrupopaodeacucar.com.br

5 comentários:

  1. OI! vim dizer que se for doar alimentos que não seja perecíveis,por que são alimentos que estrangam com mais rapidez,e é que quase todas as pessoas sabe.E que se for doar,que seja não perecíveis são que duram mais tempo e não precisa ir a um armazenamento ou refrigerador especial.
    Um aviso para que vocês digam para suas mães ,se for colocar algum alimento quente, espere esfriar e coloqui ao seu refrigerador.
    ASS:Luane S. Santos Nº29 Turma:7ªm1♥

    ResponderExcluir
  2. entendi que os alimentos perecíveís são que estragam mais rapidos

    e os não pereciveis são os que tem mais durabilidade

    Matheus Mota 7ª M1 nª 31

    ResponderExcluir
  3. proffesora e muito bom esse blog aeu a senhora criou sobre as atividades qeu a senhora está dando no colegio e eu entendi qeu os alimentos qeu estragam mais rapido e também tem os alimentos qe demoram mais para estragar e eu gostei muito do blog da senhora e muito muito bom

    Everton otávio 7ªM 3 N° 06

    ResponderExcluir
  4. Olá professora gostei muito do seu Blog principalmente essa postagem pq assim agente aprende a economizar alimentos.bjs
    ASS:Letícia Santana Seara 7M1

    ResponderExcluir
  5. OI PROFESSORA ESSE ASSUNTO SOBRE NUTRIÇÃO É MUITO BOM E PELO QUE EU ENTENDE AQUI FALA A RESPEITO DE ALIMENTOS PERECÍVEIS E NÃO PERECÍVEIS.OS PERECÍVEIS SÃO QUE ESTRAGAM COM RAPIDEZ COMO:FRUTAS CARNES ETC.E NÃO PERECÍVEIS DURAM MAIS TEMPO COMO:enlatados feijão etc.E O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A RESPEITO DE BACTERIAS NOS ALIMENTOS COMO A SALMONELLA QUE PODE SER ENCONTRDA EM ALIMENTOS BASTANTE CONSUMIDOS,E TODOS NÓS DEVEMOS TOMAR CUIDADO. BJS DE LETICIA S.SENA 7M1

    ResponderExcluir