segunda-feira, 11 de maio de 2009

– Atividades:

a) Alunos do ensino fundamental 8a. série – II Unidade
Conteúdo programático: O Sistema ABO e o Fator RhIdentificando as possibilidades de transfusão sanguínea em seres humanos.

Os alunos deverão observar e registrar:
• O que diferencia os tipos sanguíneos Rh + e Rh –. • Como ocorre a determinação genética do Fator Rh?• Qual o principal problema relacionado ao fator Rh e quando ele ocorre?• Em que caso genético é possível o surgimento da Eritroblastose Fetal?

Neste sítio é possível interagir com um jogo sobre transfusão de sangue: http://nobelprize.org/educational_games/medicine/landsteiner/landsteiner.html. (copie e cole o endereço em seu navegador) O jogo é em inglês, mas bem simples de jogar. Basta o aluno aspirar sangue do paciente e colocar nos tubos de ensaio para reagir com os anticorpos. Deduzindo que tipo sangüíneo o paciente possui, deverá utilizar a(s) bolsa(s) de sangue compatível para salvá-lo. É necessário que o aluno domine os conceitos de transfusão do Sistema ABO.
Referências bibliográficas:
http://geocities.com/saladefisica.
http://nobelprize.org/educational_games/medicine/landsteiner/landsteiner.html.
http:www.brasilescola.com/biologia/sistema-abo.htm
http://infoescola.com/sangue/sistema-abo/
http://mundoeducaçao.com.br/biologia/sistema-abo.htm
http://wikipedia.org/wiki/fator Rh
http://www.todabiologia.com/genetica/fator rh.htm
http://www.drashirleydecampos.com.br
www.prosangue.sp.gov.br(prosangue)
www.alunosonline.com.br./biologia/transfusao-de-sangue

a) Alunos da 7ª. série – II Unidade
Conteúdo Programático: Nutrição e Alimentação

l Pirâmide AlimentarPirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável.

Principais nutrientes de cada grupo alimentar:- Pães, arroz, cereais, massas,hortaliças e vegetais , frutas, leite, iogurtes e queijos , carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes , gorduras, óleos e açúcares .
Na base da pirâmide, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se uma pessoa está acima ou abaixo do peso, no seu peso ideal ou obeso.

ATIVIDADE:

Com objetivo de tratar sobre a influência da alimentação, sono e atividade física no crescimento, uma das estratégias possíveis é pedir aos alunos que preencham, em casa, se possível, um questionário:
Você já reparou que muitas pessoas dizem que são magras ou gordas altas ou baixas, porque os pais ou avós eram ou são assim também? Quais outros fatores poderiam interferir nesses dados? Vamos observar?
Investigue um pouco mais sobre os hábitos e os de sua família seguindo a orientação abaixo ou então acrescentando outras que você julgar importante ou curiosa para o nosso estudo.
Como você caracterizaria fisicamente sua família?
Quanto aos hábitos alimentares, você considera que:
– Possui bons hábitos alimentares? Come saladas, legumes, verduras ou frutas? Ingere sucos naturais ou refrigerantes?– Costuma comer fora de casa (escola ou lanchonetes)?
Quanto à pratica de atividade física:
– Você ou alguém de sua família cultiva o hábito de se exercitar? De que forma (horário, forma de vestir, qual atividade?).
– Quanto tempo você gasta diariamente:Andando: Estudando: Dormindo: Que relação você faz entre a chegada da adolescência e seu peso e sua altura? Ocorreram muitas alterações?

Referências bibliográficas:
www.saudeemmovimento.com.br/conteudos
http://colunas.epoca.globo.com/planeta
http://cienciaemcasa.cienciaviva.
http://cienciahoje.uol.com.br
http://mundoestranho.abril.com.br
http://mundoestranho.abril.com.br
http://educaçãoeciencias.blogspot.com
http://www.sonutiçao.com.br
http://profedanielle.blogspot.com.

CURIOSIDADES:

Combine os alimentos para equilibrar o seu estado emocional. Veja como:


Sabor ácido: Limão, abacaxi, laranja.
Bom para: insatisfação
Excesso: mau humor

Sabor amargo: chocolate, chá verde e folhas amargas.
Bom para: tristeza
Excesso: agitação

Sabor doce: frutas frescas ou desidratadas
Bom para: ansiedade
Excesso: aumento de peso

Sabor picante: gengibre e pimenta
Bom para: melhorar o humor
Excesso: irritação

Sabor salgado: sal, arroz, feijão
Bom para: agitação
Excesso: ansiedade


Curiosidades sobre Chocolate

A forma de primeira garrafa de Coca-cola é inspirada na forma do “criollo”, o fruto de um dos tipos de cacaueiro.A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.Em 1569, o Papa Pio V, autorizou que o cacau fosse usado como bebida para suportar o jejun.A Costa do Marfin é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. Os cacaueiros dão frutos, cacaueiro, durante todo o ano.Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor .

Você sabe como é feito o hambúrguer?
O hambúrguer originou-se na culinária medieval entre os Tártaros que, numa prática popular, esmigalhavam a carne para poderem comer. No início do século XIV os Tártaros Russos introduziram o bife tártaro na Alemanha. Lá o povo passou a misturar temperos regionais, e o prato tornou-se comum na cidade de Hamburgo. Aproximadamente em 1880 foi levado por imigrantes aos Estados Unidos onde foi primeiramente chamado hamburg steak e depois, simplesmente, hamburg.

Como Funciona uma bateria:

Existem dois processos químicos opostos, a Redução e a Oxidação. Você tem um material químico que vai perder elétrons e um que vai receber elétrons. Enquanto um perde, ele vai oxidando (tipo enferrujando, ferrugem é um tipo de oxidação), e o outro recebe elétrons. Esse processo é chamado REDOX. Essa reação acontece independente do celular estar ligado ou desligado. Quando ele liga, acontece da mesma forma que na tomada de luz de casa: o circuito se põe no meio desse “caminho”, e começa a catalisar a reação, ou seja, acelera o processo. Conforme ele pede mais energia, mais rápido o processo ocorre. Chega um momento em que o material começa a não conseguir soltar elétrons, então acaba o processo e a bateria acaba.

Como seu corpo reage a um refrigerante:

Primeiros 10 minutos: 10 colheres-de-chá de açúcar batem no seu corpo, o que significa: 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.
Passados 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para esse momento em particular.)

Porque nao sentimos dor ao cortar o cabelo??

As unhas e o cabelo não são como o resto do nosso corpo que está coberto por aquilo que chamam “terminações nervosas”. As “terminações nervosas” são aquilo que nos transmite a dor quando nos magoamos, queimamos ou batemos em alguma coisa, e também é aquilo que nos faz sentir que algo nos toca que um tecido nos arranha ou que é fofinho.

2 comentários:

  1. oi pro° seu blog e muito enteresante porque nos deixa sientes com que doenças estamos nos dando essas doenças são muito perigosas podo trazer muitos danos no nosso corpo...

    ResponderExcluir
  2. professora nós gostamos muito de seu blog
    ele está muito interessante pq nus deixa mais informado...

    DÊNILA,LORENA,IVANA,DANIELA

    ResponderExcluir